Melhorar a qualidade do foco é vital para aumentar sua produtividade

Hoje em dia a produtividade está no centro de qualquer empresa. Os funcionários produtivos são valorizados e buscados para poderem render mais. Mas engana-se quem acha que as pessoas multitarefas, que realizam várias ações ao mesmo tempo, são as mais desejadas pelos recursos humanos. O que vale é a capacidade de manter o foco e a disciplina para o trabalho ter mais qualidade. Isso porque, quando se perde o foco a pessoa desperdiça tempo e energia e, consequentemente, não está sendo produtiva.

Esse é o maior objetivo do Curso O poder do foco, do Paulo Vieira.

O desafio hoje é justamente manter a concentração diante de tantas distrações: o maior e mais rápido acesso às redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas que nos conectam a parentes, amigos e colegas o tempo todo, além do grande número de informações a todo o momento, tudo conspira contra nossa produtividade.

dicas-para-ser-produtivo

Queda de produtividade é vista nas empresas

Não é à toa que tem havido muitos problemas de baixa produtividade nas empresas. Especialistas em consultoria apontam diversas falhas nos processos internos, aumento do chamado retrabalho, desvios de qualidade da produção, tudo decorrente da pouca concentração naquilo que está sendo feito. Por isso, manter o foco é um dos caminhos que devem ser trilhados para quem busca ser mais produtivo no ambiente de trabalho.

A produtividade leva em conta a qualidade das tarefas importantes a serem realizadas e não a quantidade de atividades que você se dispõe a fazer. Aqui menos é mais. O segredo é escolher e priorizar aquelas ações que trarão maior retorno. E quando definir quais são as tarefas a serem executadas, você deve ter disciplina para manter o foco até a sua conclusão. Consultores observam que, quanto mais foco você tiver, mais qualidade sua tarefa terá.

Siga alguns passos para melhorar o seu foco

Mas para que você aumente a sua produtividade, o foco precisa ser estimulado. Para isso, é importante você observar dentro de si mesmo as causas de sua perda de concentração. O que distai você? De quanto em quanto tempo você perde a concentração durante uma tarefa? Que ferramentas levam você a parar o que está fazendo: notícias, redes sociais, e-mails, música, conversa de algum colega?

Outra forma de você melhorar a sua capacidade de focar-se em algo é realizar exercícios de respiração e até mesmo de meditação. Você se acalma, diminui a ansiedade, recupera o controle da situação e pode retomar a execução da tarefa sem desvios de distração.

Clique aqui para saber mais sobre produtividade e desenvolvimento pessoal.:

Além disso, vale seguir aquelas dicas básicas, porém essenciais no dia a dia do trabalho: procure detectar qual horário do dia você produz mais e aproveite para fazer as atividades mais vitais. Faça uma rotina para que esse período seja o de melhor concentração. E se você tem uma tarefa muito grande ou importante para finalizar, bloqueie as distrações: deixe o celular no silencioso, saia das redes sociais, não acesse os e-mails, enfim, se afaste de tudo aquilo que tira o seu foco.

Voltar à Página Inicial